CPSA: Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento
Atualmente a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) é o processo que trata de todas as validações e inscrições feitas a partir do SISFIES, todas as informações e detalhes que o aluno insere no seu cadastro são validadas pela CPSA.
Este processo também atua no atendimento e validação de contratos de financiamentos, rescisão de contratos, alterações de dados e adiantamentos de contratos.
A partir do número gratuito 0800 616161 você pode saber informações gerais sobre estes procedimentos da CPSA, este é um número oficial do FIES.
Quem representa a CPSA?
Toda a instituição de ensino que esteja ofertando cursos participantes do FIES deve criar a sua própria Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA. Esta comissão é formada por cinco membros, dois destes membros são representantes da tal instituição de ensino, outros dois membros representando a entidade máxima de representação estudantil em questão e o último membro que faz parte do corpo docente da instituição (faculdade ou universidade).
Os cinco membros devem interagir paralelamente com o corpo discente, docente e com o corpo administrativo da instituição que está ofertando os cursos. Caso não haja nenhuma entidade que represente os alunos da instituição em questão, esta será montada a partir de representantes do corpo discente da instituição de ensino.
Os membros maiores da CPSA, presidente e o vice-presidente, são obrigados a serem a parte representante do IES(instituição de Ensino Superior) no local onde está sendo oferecido os cursos para o FIES.
Não é permitido que o mesmo membro atue em mais de uma CPSA paralelamente. Uma Comissão pode também ter um apoio/ajuda de até 10 técnicos para detalhes estruturais, de gestão e tecnológicos que visem dar suporte total a comissão da CPSA.